PNL | Um livro por semana | Um livro ... para começar 2021

Desvio, de Ana Pessoa e ilustrado por Bernardo Carvalho,  foi publicado pela editora Planeta Tangerina, em junho de 2020, e já é premiado. Venceu o Prémio Amadora BD: Melhor Obra de Ilustrador Português (2020) e foi nomeado, nas categorias “Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial” e “Melhor Argumento Nacional”, nos Prémios Bandas Desenhadas (2020).

Desvio tem dado muito que falar.

“Os autores não são especialistas de BD, e ainda bem: a Ana é escritora com talento para diálogos e frases curtas e com abertura de espírito para perceber como os desenhos também são escrita; o Bernardo é desenhador rápido e virtuoso com entendimento raro da narração visual num livro. Juntos fizeram uma obra que descarrila alegremente dos cânones mais comuns (…), com um equilíbrio raro entre palavra e desenho – nem é uma narrativa visual com legendas, nem um lençol de palavras com desenhos explicativos.”

António Jorge Gonçalves (ilustrador), Agosto 2020


“Ana Pessoa nasceu em Lisboa em 1982. É autora de livros juvenis, todos eles editados pelo Planeta Tangerina. Os seus livros mereceram distinções tanto em Portugal como no estrangeiro: Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2018, finalista do Premio Fundación Cuatrogatos 2018 (México), seleção White Ravens 2015 e 2017, Prémio Branquinho da Fonseca 2011.

Em 2017 integrou a seleção Aarhus39 do Hay Festival, composta por 39 escritores de literatura infantojuvenil, com menos de 40 anos, considerados mais promissores na Europa.

Ler mais em PNL.

Na biblioteca da nossa escola não temos ainda este livro, mas encontram outros livros fantásticos de Ana Pessoa e Bernardo Carvalho: Mary John, Supergigante, Aqui é um bom lugar e O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE