PNL | Um livro por semana | Um livro para pensar a consciência.

Sentir & Saber - A Caminho da Consciência -  (Temas e Debates, 2020)  é o último livro de António Damásio, um dos mais eminentes neurocientistas do mundo. Um livro dedicado à investigação do fenómeno da consciência.

António Damásio é professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia, e diretor do Brain and Creativity Institute na University of Southern California, em Los Angeles. Neurologista e neurocientista, Damásio tem dado contributos fundamentais para a compreensão dos processos cerebrais subjacentes às emoções, aos sentimentos e à consciência.

O seu trabalho sobre o papel do afeto na tomada de decisões teve um impacte profundo na neurociência, psicologia e filosofia. É membro da National Academy of Medicine, American Academy of Arts and Sciences e da Bavarian Academy of Sciences. Recebeu a Medalha Freud [2017] e foi distinguido com numerosos prémios, entre os quais o Prémio Grawemeyer [2014] e o Prémio Honda [2010], o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica [2005], e os prémios Nonino [2003], Signoret [2004] e Pessoa [1992].

Descreveu a sua investigação e as suas ideias em diversos livros, entre os quais O Erro de Descartes [1995], O Sentimento de Si [2000], Ao Encontro de Espinosa [2003], O Livro da Consciência [2010] e A Estranha Ordem das Coisas [2017], que estão traduzidos em mais de trinta línguas e são ensinados em universidades de todo o mundo.” (in Temas e Debates).

Na biblioteca da nossa escola podem encontrar os quatro primeiros livros mencionados. 


Face à atual situação pandémica, António Damásio diz: "Há três palavras mágicas para o que vivemos: tragédia, incerteza e esperança".


Ler mais em PNL.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sugestões de Leituras para o Natal!

Concurso de Podcasts - resultados