PNL | Um livro por semana | Um livro, a história de uma infância.

Persépolis é a historia de Marjane Satrapi, uma iraniana que viveu a guerra civil, a violência do exército e da polícia do Irão. Viveu a transformação do país - de uma monarquia para uma república islâmica. Alguns famíliares foram presos, amigos mortos, o medo obrigou a sua família a fugir para a Áustria em 1983.

"Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irão, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerão, onde passou a sua infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Aos catorze anos, partiu para a Áustria, e depois retornou ao Irão para estudar belas-artes. Estabelecida em França como autora e ilustradora, Marjane conquistou a fama mundial com Persépolis, obra que ganhou alguns dos mais prestigiados prémios deste género literário. As ilustrações de Marjane são publicadas em revistas e jornais de todo o mundo, incluindo The New Yorker e The New York Times." (in Wook)

O sucesso do livro  foi tão grande  que houve uma adaptação ao cinema.

Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão,  foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.



Na biblioteca da nossa escola podem encontrar tanto o livro "Persépolis" como o filme, tendo este sido já apresentado em atividades dinamizadas no âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC).

Ler mais em PNL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE